sábado, 14 de fevereiro de 2009

[correntes 2009] apresentação de A Cabeça de Fernando Pessoa

já nasci várias vezes na Póvoa de Varzim. em 2006 estive aqui presente para apresentar o meu primeiro livro, e nunca mais tendo faltado a nenhuma edição das correntes, apresento-me aqui hoje para apresentar o meu quinto livro, A Cabeça de Fernando Pessoa, que de certa forma me faz sentir como encerrando um ciclo. a edição deste livro devo-a, essencialmente, ao Ozias Filho, meu editor, uma das pessoas mais especiais que tive a oportunidade de conhecer, e da qual me orgulho de ser amigo, no mundo da edição.

há dias estive numa apresentação em que o apresentador do livro decidiu ler o índice e comentar cada título aí descrito. a meio da sessão, um pessoa levantou-se da plateia e disse, "se apresentar o livro inteiro já não o vamos precisar de o ler". por isso mesmo, não vou falar muito do meu livro.

A Cabeça de Fernando Pessoa é uma homenagem à tradição da poesia portuguesa, em forma de provocação, como o próprio título indica. foi a minha forma de agradecer, na minha poesia, a todos aqueles que, construíndo uma tradição poética, nos permitem estar aqui hoje, na póvoa de varzim, a falar de livros e a tentarmos ser felizes.

(a apresentação terminou com a leitura do poema A Cabeça de Fernando Pessoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário