sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

comunidade de leitores - 1

Em consequência do convite da Biblioteca Municipal de Torres Vedras e da Filipa M. Ribeiro, animadora da Comunidade de Leitores, para que apresentasse, no primeiro encontro desta comunidade (ainda por haver, portanto) um livro à minha escolha, decidi levar a Poesia Completa de Alexandre O’Neill.

Escolhi este livro para poder falar do que é a experiência de leitura. Descobri nele que o texto é um acumulador de camadas, onde cada uma delas se conjuga com as outras na construção de significados para a nossa leitura. Neste sentido, o leitor é um acumulador de textos, porque no seguimento das suas diversas leituras vai alimentando as almofadas onde repousam as diferentes ideias e sensações que saem dos livros. Pode dizer-se, assim, que o escritor é o operador (no sentido de operário); conjuga na sua aventura os textos e as interpretações, de modo a descobrir a equação alquímica.

De entre todas as literaturas, a poesia é aquela que representa a alquimia máxima, pois baseia-se na recusa da imitação (não existem poemas que são como a vida), embora possa jogar com a realidade, seja a realidade real (como no poema Avenida da Liberdade, pág. 143), seja a realidade das palavras (como no poema Bloco, p.316).

Mas então, pode-se dizer que a alquimia é uma brincadeira? (e entenda-se já aqui a alquimia como literatura). A literatura é ocupar-se daquilo que existe entre nós e as coisas, e entre as diversas coisas elas próprias, e a isso eu chamo também experiência de leitura. É por isso que encontramos nos livros conhecimento, entretenimento, respostas para as nossas dúvidas existenciais e muitas, muitas perguntas.

Dizer que foi este livro de Alexandre O’Neill que me fez descobrir tudo isto é, obviamente, enganador. Como para todas as situações da vida, a literatura e os livros são, quase sempre, um pretexto (ou pré-texto, pois os livros são já uma parte daquilo que vamos encontrar neles).

A edição referida da Poesia Completa é a da Assírio e Alvim.

Sem comentários:

Enviar um comentário