quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Estudo de Ruy Belo

Ruy Belo nasceu em São João da Ribeira (Rio Maior), 27 de Fevereiro de 1933. Completaria hoje 75 anos. Faleceu em Queluz, a 8 de Agosto de 1978.
A minha homenagem, o poema Estudo de Ruy Belo, publicado no meu livro E como ficou chato ser moderno.

eu, que nunca fui a cambridge
ou sequer recebi um postal mandado por alguém,
reconheço, naquela parte onde tenho consciência de mim,
uma vontade íntima de conhecer
um pedaço daquele relvado onde,
algures num tempo onde tu ainda eras vivo
e eu ainda nem estava perto de ter nascido,
umas das amadas raparigas repousou e leu.
urgente é conhecer, para mim, um leigo,
a força que te conquistaria
e te fizesse dizer, ainda que não muito seguro,
que eras feliz, finalmente feliz,
e perceber como uma rapariga anónima
estendida num relvado pode ser
tão mais inquietante e comovente
que toda uma história da literatura.
o meu reino pela rapariga de cambridge.

2 comentários:

  1. óptimo poema, a um dos maiores poetas da nossa língua.
    Parabéns pelo blogue

    ResponderEliminar
  2. Nos setenta e cinco anos de Ruy Belo, na revista Atlântica que aí vem, talvez entrar na sua casa conduzidos por Duarte Belo. Avisarei quando a porta de abrir.

    ResponderEliminar